A nossa missão
Introdução
Hoje em dia a maioria das pessoas simplesmente não conhecem a vida sem o uso da internet. Através dela podemos ter acesso a bancos, notícias, e-mails, compras e divertimento, em qualquer hora do dia ou da noite. Algumas chegam mesmo a argumentar que nenhuma outra invenção foi mais revolucionária desde que Gutenberg’s inventou a imprensa em 1400. Agora, ao clicar no rato o mundo pode estar “sob os seus dedos” — isto é, se você pode usar um rato… pode ver a tela… e pode ouvir o rádio — em outras palavras, se não tiver nenhuma incapacidade ou deficiência física de qualquer espécie.
Pessoas com Incapacidades na Web
Embora as estimativas possam variar, a maioria dos estudos mostra que aproximadamente um quinto (20%) da população tem algum tipo de incapacidade. Nem todas estas pessoas possuem incapacidades que possa dificultar o acesso a internet, mas não deixa de ser uma porção significativa da população. Vendo sob o ponto de vista comercial seriamos imprudentes ao propositalmente excluirmos de nosso site um percentual de 20, 10, ou mesmo 5 por cento de clientes potenciais. Para as escolas, universidades e entidades de governo não seria apenas imprudente, mas em muitos casos, também estaria caminhando em sentido contrário ao da lei.
Conclusão
A web oferece para as pessoas com deficiência muitas oportunidades que são indisponíveis em qualquer outro meio. Ela oferece independência e liberdade. No entanto, se um web site não é criado tendo em mente o uso dos padrões de Acessibilidade da Web poderá estar sendo excluído de um segmento significante da população, que poderia ganhar muito mais com o uso da Internet. A maiorias das pessoas não pretendem excluir as pessoas com deficiência. Partindo do momento em que as organizações e designers tornam-se conscientes para implementar a Acessibilidade, eles estão garantindo que o seu conteúdo pode ser acessado por uma quantidade muito maior de visitantes.